HISTÓRIA

A Junta de Freguesia de Anta e Guetim é a nova estrutura orgânica da administração local da União de Freguesias de Anta e Guetim no âmbito da Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, que procede à reorganização administrativa do território das freguesias, através da criação de freguesias por agregação ou por alteração dos limites territoriais.

Embora esta nova configuração seja uma realidade recente, as freguesias de Anta e de Guetim têm a sua própria história e património cultural.

A origem das freguesias de Anta e de Guetim remonta à antiguidade. Os primeiros registos de ambos os locais surgem no século IX. Em 1025 surge a referência a Geijim num documento do Rei D. Dinis e existe o registo de um documento datado de 1037 intitulado “O Testamento de Vila de Anta”.

Na primeira metade do século XI, Anta torna-se num local de culto religioso. O abade Tudeildo, com o apoio de uma família nobre da região, fundou em Anta um mosteiro, particularmente dedicado ao culto de S. Martinho, ainda hoje padroeiro da terra. Em 1220 Anta é já uma das paróquias da Diocese do Porto.

Também em Guetim a presença da religião católica serviu de impulso para o desenvolvimento. A terra de Guetim foi escolhida pelo Bispado do Porto para a construção de um celeiro coletor de impostos, pagos com cereais e vinho pelas freguesias vizinhas de Seixezelo, Mozelos, Oleiros, Nogueira da Regedoura, Anta, Silvalde e São Félix da Marinha. No ano de 1708, Guetim possuía 43 habitantes e em 1796 estavam registados 25 fogos.

Como freguesia, Anta permaneceu durante um período da sua história como parte das “Terras de Santa Maria”, sendo posteriormente denominada de “Terra da Feira” ou “Julgado da Feira”. Posteriormente, a povoação que é hoje a freguesia e cidade de Espinho, pertenceu à Freguesia de Anta. Espinho continuou ligado à freguesia de Anta até ao ano de 1886, altura em que se torna freguesia.

Mais tarde, Espinho torna-se concelho e Anta e Guetim passam a integrar este território como freguesias. Após o processo de reorganização administrativa e as eleições autárquicas de 29 de Setembro de 2013, a Junta de Freguesia de Anta e Guetim ganhou vida.